Artigo: A Política e os Políticos Atuais nos Deixam Estomagados

[:pt]Por: Eli Vieira Xavier

 

Há alguns anos atrás, em um determinado programa de auditório, havia um quadro onde se premiava o concorrente que ficasse para a final e conhecesse o significado de várias palavras de nosso vernáculo. Justamente no programa onde o finalista poderia receber o prêmio máximo ocorreu de que ele deveria dizer o significado da palavra “estomagado”. Resultado: não acertou e não recebeu o prêmio máximo.

Ocorre-me, depois deste tempo decorrido, que esta palavra não me sai da cabeça sempre que vemos notícias sobre a nossa política e, principalmente, sobre o nível da grande maioria de nossos políticos, pois, a se saber o significado de dita palavra ela traduz, exatamente, o meu sentimento, e creio que da maioria dos brasileiros, ou seja: irritado, agastado, ferido, ofendido, indignado, ressentido ou escandalizado.

Como pode um País como este ser tão grande rico e ser, ao mesmo tempo, tão pobre de pessoas com real espírito público, ser tão enormemente desrespeitado, esbulhado e esculhambado. Não passamos um único dia sequer sem que não tenhamos que nos envergonhar com algo, ou algum ato, praticado por um dos “donos” de nosso País.

Não nos deixam trabalhar, progredir ou ter esperança com o amanhã. Estão arrancando nossos sonhos e ideais. Acabam com a nossa saúde e o nosso sistema de saúde. São milhares de brasileiros a procurar socorro e amparo médico, são milhares e milhares de desempregados. A cada dia que passa vemos engordar a fila dos miseráveis e de empresas a fecharem não só vagas de emprego, mas, elas próprias a cerrarem suas portas.

Até quando vão deixar soçobrar a nação? Até quando vão insuflar a miséria e a perpetrar atos que nos levem a uma convulsão nacional?

Até quando vão vilipendiar o bem público? Até quando vão tirar nosso orgulho de ser brasileiro? Até quando o querer particular vai se sobrepor ao bem comum?

Não estamos aqui a discutir este ou aquele partido, esta ou aquela filosofia ou formação ideológica, estamos sim a fazer um apelo para que parem de fazer sofrer toda uma nação, sempre em troca da mesquinhez do “eu” e do “poder”.
Se não podem fazer o bem, por favor, não façam o mal. Se não podem unir, não criem e preguem a desunião. Por favor voltem para as suas casas e tentem, pelo menos, nelas fazerem o bem e parem de fazer mal à casa de todos, porquanto seja o Brasil.

Que os “descobridores da fórmula da laranjada” e os “sassa mutema da vida” deixem de se intitularem como os novos descobridores de ideias salvadoras para a nação e que são eles o Novo Messias.
Chega! Basta! Respeitem a nós brasileiros e ao nosso Brasil! Parem de brincar com o Brasil e os brasileiros!

Desculpem-me, mas, voltem para o seio daquelas que os pariu!

 

Eli Vieira Xavier, Despachante Aduaneiro.
Diretor da Lenivam Serviços de Comércio Exterior Ltda.
Santos, 10 de maio 2016
[:]