Para nossa felicidade, este que vos escreve, está dentre os 52 aprovados em todo o Brasil. Há que se salientar que participaram do Exame qualificatório, aproximadamente, 1.800 inscritos, aí incluídos os Despachantes postulantes a OEA e os Ajudantes de Despachantes que também prestaram exame para obterem a qualificação para se tornarem Despachantes Aduaneiros, sendo que dentre estes tivemos 47 aprovados.
Orgulha-nos o fato de estarmos dentre os aprovados, pois, sem sombra de dúvidas o Exame requer muito estudo, dedicação e conhecimento. Fato este que, por si só, já nos rotula com um diferencial de qualidade no mercado.
Em que pese que, neste momento, não tenhamos efeitos práticos pela obtenção de tal status, para este articulista, em especial, significa a cereja do bolo a coroar uma carreira de mais de 46 anos no segmento, da mesma forma que reforça a imagem de nossa empresa, que muito tem lutado para que, nós Despachantes, sejamos, pelo menos, reconhecidos não como um mal necessário, mas como o profissional que, de fato, deslinda os caminhos das liberações de mercadorias, importadas ou a exportar, e os mais espinhosos casos de comércio exterior.
Parabenizamos os demais aprovados, tanto para OEA como para o ADA, e deixamos aqui nossos votos, para aqueles que não obtiveram êxito desta feita, que não esmoreçam, pois, com estudo todos são capazes de colocarem em vossos currículos o timbre de Despachantes e de Despachantes OEA.
Eli Vieira Xavier, Despachante Aduaneiro.
Diretor da Lenivam Serviços de Comércio Exterior Ltda.
Santos, 03 de maio 2016